Kasparov (E): "Nós ensinamos os professores a ensinar”
O prefeito José Fortunati recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, o enxadrista Garry Kasparov. O russo está no Brasil para estabelecer parcerias entre o poder público e a Kasparov Chess Foundation, organização que atua para promover entre crianças os benefícios educacionais do xadrez. No encontro, ficou acordada a parceria com a Capital para aplicar o método de aprendizado nas escolas municipais.
Fortunati disse que o xadrez está presente nas escolas de Porto Alegre, mas ainda como uma prática espontânea. “Temos todo o interesse em aprofundar essa relação, porque acredito no trabalho de desenvolvimento intelectual que esse esporte pode promover com as crianças”, manifestou o prefeito.
Fornecendo um currículo de xadrez completo e programas de enriquecimento, a fundação promove o estudo do esporte como ferramenta de aprendizagem cognitiva nas aulas curriculares e programas pós-escolares de ensino elementar e médio, em escolas públicas ou privadas. Kasparov informou que o objetivo é desenvolver um projeto com sólida base metodológica. “Nós ensinamos os professores a ensinar”, disse o enxadrista.
Kasparov afirmou que veio ao Brasil para estabelecer uma nova sede para a fundação, estendendo a atividade às diversas esferas do poder público, buscando também o apoio da iniciativa privada. A Kasparov Chess Foundation, com base nos Estados Unidos, atua junto a 3,5 mil escolas, nos 50 estados. A iniciativa será ampliada para a Europa neste semestre.
A interlocução com a prefeitura para estabelecer os critérios da parceria será feita pelo enxadrista porto-alegrense Giovanni Vescovi, diretor-executivo da Associação para o Desenvolvimento do Xadrez (ADX) e responsável pela articulação nacional das parcerias com a fundação, que acompanhou a reunião. Também participou do encontro a esposa de Kasparov, Dasha Kasparova.
Fortunati exaltou a trajetória de Kasparov no esporte, nos projetos sociais e na vida política. “São marcantes as iniciativas da fundação, que promove o conhecimento entre as crianças, e a luta persistente por uma sociedade democrática”, destacou o prefeito. Nesta noite, Kasparov será palestrante no ciclo Fronteiras do Pensamento. O enxadrista volta ao Brasil para uma grande competição de promoção do esporte, sediada em São Paulo. Nascido em 1963, o russo foi o mais jovem campeão mundial de xadrez, aos 22 anos. Além do esporte e da fundação, dedica-se à militância pelo Partido Democrático da Rússia.
Maiores irformações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário