Senador e governador do DF jogam xadrez com ex-campeão mundial

Ministro Mercadante e o governador Agnelo Queiroz participaram do evento.
Garry Kasparov enfrentou 13 adversários, entre eles o senador Anibal Diniz.

O ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov participou, na manhã desta segunda-feira (29), de disputa simultânea no Distrito Federal. O enxadrista russo enfretou 13 adversários, entre eles o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o senador Anibal Diniz (PT-AC).

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, também estava presente no evento. Antes da partida começar, Mercadante desistiu de jogar e convidou a campeã brasileira e sul-americana de xadrez Katherine Vescovi para participar da jogo. O pai dela, o enxadrista brasileiro Giovanni Vescovi, também estava presente no evento, mas não participou do jogo.


O ministro Aloizio Mercadante e governador do DF participaram de evento de xadrez com ex-campeão mundial Garry Kasparov em Brasília na manhã desta segunda-feira (28). O enxadrista brasileiro Giovanni Vescovi também estava presente na cerimônia. (Foto: Rafaela Céo/G1)Antes dos jogos, o ministro Mercadante pediu para o ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov que traga para o Brasil o apoio de sua instituição que promove o xadrez pelo mundo.

O governador Agnelo Queiroz enfatizou durante o evento a importância do jogo no rendimento escolar das crianças. "Está provado que os alunos que têm ensinamento de xadrez melhoram nas matérias regulares. O jogo ajuda a preparar o futuro", afirmou. O governador afirmou ainda que irá estimular a prática de xadrez nas escolas do DF.

Cerca de 150 alunos, de 18 de escolas públicas do DF, foram convidadas para assistir a disputa.


O ex-campeão mundial russo de xadrez, Garry Kasparov, participou de disputa simultânea com 13 adversários em Brasília. Competidores jogaram no primeiro tablet produzido no Brasil. (Foto: Rafaela Céo/G1)

Mais noticias