Recanto do Xadrez no I Salão de negócios das micro e pequenas empresas

Estante do Recanto do Xadrez
Mesa para jogos de demonstração e desafios.
Venda de matérias de xadrez.
Maikon Cristiano Diel Diretor do Recanto do Xadrez recebe o prêmio de participação.
Micro, pequenos e até futuros empresários estiveram reunidos no sábado no 1º Salão de Negócios de Micro e Pequenas empresas. A abertura foi às 9 horas e contou com a presença de autoridades locais e regionais. Na avaliação dos organizadores, a participação foi muito boa. Tanto que uma avaliação preenchida através de entrevista com os expositores, a grande maioria elogiou o evento. O secretário Sérgio Fritzen destacou que foi dada visibilidade para micro empreendedores e, por si só, o objetivo foi alcançado, possibilitando pensar em um evento maior no ano que vem. “Com este primeiro evento, que foi uma sementinha, poderemos ousar mais no ano que vem”, disse, elogiando também ao chefe da Indústria, Marcio Goldschmitt e ao responsável pela sala dos micro empreendedores, Clóvis Bastian. Giovane Eich, presidente do Cogempe, conselho que organizou o evento, entre as certezas é de que no ano que vem o evento poderá ter o número de dias ampliado.

Durante todo o dia, as pessoas puderam visitar o Salão, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, com o objetivo de promover a criação de novos empreendedores, em como valorizar os pequenos empresários da cidade oferecendo capacitação através de palestras e oficinas gratuitas. Para se ter uma idéia, de acordo com Alceu Durings, do estande de Molduras e Móveis O Retrato, dentre tantas visitas, 169 pessoas preencheram uma lista em seu estande para concorrer a uma moldura sorteada no fim do dia, o que garante que a visitação foi grande. O Estado mandou representante, que se colocou a disposição para ajudar os pequenos, enquanto o presidente da Fenac, Elivir Dessiam (Toco), destacou que a Fenac pode abrir suas portas para Dois Irmãos mostrar seus pequenos e micro empreendedores. Entre os palestrantes, destaque para a palestra de Astor Ranft, que mostrou a trajetória vitoriosa da Pegada que se tornou a maior empresa calçadista da cidade em apenas 20 anos. “Temos um percentual fixo do lucro que vai para o marketing. Não mudamos um centavo disso. Acima do lucro, o que é mais importante: o marketing”, destacou. Ele explicou que outro ponto muito importante para uma empresa crescer, além do marketing, é ter um bom nome. “A escolha da marca e do nome é fundamental. Às vezes, um nome ruim pode dar certo, mas um bom nome ajuda uma barbaridade”, destacou. Mais informações do Salão de Negócios.
Micro, pequenos e até futuros empresários estiveram reunidos esta manhã (28/05) para a abertura do 1º Salão de Negócios de Micro e Pequenas empresas. O evento que teve início às 9h no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel se estende até o final da tarde deste sábado.

Segundo o Secretario de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo, Sergio Fritzen falou da importância do setor para a economia. “Embora o mundo caminhe com as grandes empresas, são as pequenas que promovem a sustentabilidade dos negócios. São os pequenos empreendimentos que movem a economia.”

Fritzen ainda ressaltou a importância da Lei nº 2826 que incentiva as micro e pequenas empresas a saírem da informalidade. “Desde a criação e aprovação desta lei por parte da Câmara de Vereadores, ainda em 2009, 14,9 % de micro e pequenas empresas foram constituídas, sendo responsáveis pelo total de 700 empregos no município.”

De acordo com o Deputado Federal Ronaldo Zulke, hoje os pequenos negócios são responsáveis por 60% dos empregos no Brasil. “Estamos falando aqui de um setor estratégico para o país. Vinte e dois por cento do Produto Interno Bruto(PIB) é de responsabilidade das micro e pequenas. Pensar em incentivos para as estas empresas é pensar no desenvolvimento do país”

O prefeito Miguel Schwengber se diz realizado com a atual realidade econômica do munícipio. “Antes de assumirmos a Administração Municipal, tínhamos um entendimento de que deveríamos reestruturar o tecido social e econômico. O que estamos falando aqui não tem apenas impacto econômico, mas social. Em setembro de 2009, sentamos com a Câmara de Vereadores, CDL, sindicato dos trabalhadores, Associação de Artesãos e entre outros para pensarmos juntos uma lei que servisse para Dois Irmãos. Além disso criamos a Sala do empreendedor que agilizou o processo de formalização das empresas no município”.

O Salão é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo com o objetivo de promover a criação de novos empreendedores, em como valorizar os pequenos empresários da cidade oferecendo capacitação através de palestras e oficinas gratuitas.

Também fizeram parte da mesa oficial, o vice-prefeito Mauro Rosso, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adair Heilmann e o Coordenador Regional do SEBRAE, Marco Aurélio Copetti. O Secretário Estadual de Economia Solidária, Maurício Dziedricki, não pode comparecer ao evento sendo representado por Aldo Borges.