Formar crianças autônomas que sejam capazes de resolver problemas do cotidiano, ultrapassando as fronteiras de seu aprendizado escolar?
Nossa sociedade enfrenta uma crise anunciada que se encontra em período embrionário. O desempenho infantil na escola se mostra, muitas vezes, insuficiente frente ao avanço tecnológico e ao volume de informações geradas nos dias atuais.
Cientificamente comprovado, a adoção do Xadrez nas escolas tem contribuído significativamente para o aumento do desempenho intelectual das crianças por meio de conceitos matemáticos promovendo técnicas do pensamento organizado. Segundo os professores, o Xadrez estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação, capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo. Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo, evitando os desvios sociais que aproximam as crianças das drogas e da violência.
Por ser uma atividade orientada por regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais contribuindo para a formação de melhores cidadãos.
Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:
1. A atenção e concentração;
2. O julgamento e o planejamento;
3. A imaginação e a antecipação;
4. A memória;
5. A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
6. O espírito de decisão e a coragem;
7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8. A criatividade;
9. A inteligência;
10.A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas
estrangeiras.
2. Investir em Xadrez é investir na autonomia cognitiva do desenvolvimento infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário